sexta-feira, outubro 23, 2009

Aprofundando na segmentação 1

Iniciamos na agência, esta semana, um curso sobre segmentação.
Este é de fato um tema que me fascina!
Acredito até que nele descobri a ponte entre as relações internacionais, a ciência política, o marketing, a psicologia, a sociologia, a economia, a estatística e o emaranhado de disciplinas, misto de exatas e humanas, que me despertam interesse.
O primeiro encontro foi para reforçar conceitos básicos do marketing direto.
De cara, fica claro que por mais conhecidos que sejam os alicerces, na prática ficam eles obliterados pelas necessidades cotidianas, pelas limitações orçamentárias (obtusas e contabilizadas trimestalmente), pela lógica comercial do volume.
Outro ponto me chama a atenção toda vez que ouço falar de critérios de segmentação: as pessoas de forma geral estão presas aos mesmos critérios, nem sempre os mais explicativos, nem mesmo os mais disponíveis. E quem ainda não viciou, às vezes inibido pela falta de experiência, pode contribuir significativamente. (E não, não estou falando de mim!)
Aguardo com ansiedade os três próximos capítulos.
Se a coisa continuar como tem sido e eu me animar acho que este será o fio do novelo pra voltar a estudar.