quarta-feira, junho 08, 2005

Rituais

Realmente, fazemos parte da sociedade em que estamos inseridos. E os rituais nada mais são que uma forma de compartilhar significados. Atribuimos significado a coisas banais e, ops, lá vai mais um rito. Por exemplo, comer é algo inteiramente natural. Mas almoço, coffe break, chá das cinco e jantar não passam de rituais. E, o pior, ou o melhor, é que não cansamos deatribuir significados às coisas - coisa de gente - e o almoço, passa a aser almoço de Domingo em família. Ou o jantar, de noivado.
Tudo isso me ocorre porque hoje vou fazer parte pela primeira vez de um ritozinho feminino: o chá de bebê. E, por mais que nenhum desses presentinhos tenha importância alguma pra mim, o sentimento de pertencimento é confortante.
Fiquei pensando nisso, ontem, ao jantar no shopping paulista. Comia comida Chinesa e, inevitavelmente lembrei-me de Brasília. Foram, afinal de contas, quatro anos de xangai. Boas lembranças!
Espero que compartilhadas. Será que para mais alguém a comida chinesa do Xangi tem um sabor diferente?

1 Comments:

At 12:03 PM, Blogger RAFA said...

Na verdade essa reflexão é tão antiga, Dea... recentemente fiz um trabalho sobre Aristóteles pro mestrado, que apontava que os conceitos de família e amigos na Grécia antiga eram designadas por uma palavra que, etimologicamente, dizia "aqueles que comem juntos". Comer junto é algo tribal, quase de matilha: somos gregários, e em estado de natureza sairíamos para caçar juntos. Porque não desfrutar juntos da caça também? Está em nossos genes e em nossas Ids individuais e coletivas. E, na nossa turma, está em nossa ligação com o Xangai e com tantos outros lugares de Brasilia...

 

Postar um comentário

<< Home