terça-feira, março 10, 2009

Compilado

Tenho mais lido que escrito (aliás porque, como se pode ver, seria impossível o contrário!).
Então vou fazer uma referência rápida ao que valeu à pena nos últimos tempos:

1. Adaptações de livro para o cinema:
1.1 Assisti a "O caçador de pipas" na TV à cabo. Bem mais leve que o livro, atenuando as cenas mais pesadas do autor, não deixa de nos fazer passar raiva. Raiva do protagonista e até raiva de seu melhor amigo, pela subserviência. O filme, como de praxe, não é ipsis literis o livro, mas confesso que gostei. Só o ritmo me pareceu inapropriado. Mas a fotografia é linda e realmente a poesia é maior que no livro, que por sua vez foi chocante.

1.2 Ainda não assisti a "o Leitor", mas o farei. Farei por duas razões, ler "The reader" foi a melhor coisa que me aconteceu nos últimos tempos de idiomas. Um livro que faz pensar, mas com narrativa leve. Adorei voltar a ler literatura em inglês. (Embora não possa dizer que fui beber na fonte, já que o original é em alemão). Além disso, Kate Winslet levou a cotada estatueta pela atuação no filme e sua personagem, no livro, é instigante. Mais uma confissão: gosto dessa atriz! Admiro até sua coragem por começar (pelo menos a aparecer para o público em geral) com Titanic.

2. Recomendação:
O livro "Castelo de Vidro" de Jeannette Walls é simplesmente maravilhoso. Para variar terminei em prantos. Mas adoro quando um livro provaca em mim emoções fortes. A história baseada nas memórias da autora, por vezes, faz pensar que aquilo só pode ser ficção. Há um tipo de amor que liga as pessoas que muitas vezes é contestado, que muitas vezes é incompreensível e que muitas vezes se manifesta de formas inesperadas. Este é o tipo de laço que une a "família que aprendeu a criar finais felizes".

3. Observação pertinente: entres idas e vindas nos canais da TV na noite de premiação do Oscar e de desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, uma alegria: Heath Leadger levou postumamente o prêmio de melhor ator coadjuvante! E o melhor da noite na TV sem dúvida foi a performance do "Wolverine".

4. Peço desculpas caso tenho escrito o nome de alguém errado, mas estou correndo, então não vou procurar as referências para possíveis correções. Mas ninguém vai deixar de achar nada mencionado caso queira já que o google dá aquela ajudinha para grafias erradas!

Um beijo e um queijo.