terça-feira, janeiro 13, 2009

BEM-VINDO 2009

(Praia de Havaizinho, vista da trilha que lhe dá acesso)


A versão 2009 começa assim: com dicas de viagem.

Passei o reveillon em Itacaré na Bahia. Tudo de bom se você tiver disposição para uma caminhadinha de leve.

Cada vista maravilhosa...cada praia paradisíaca...so far.

Há muitos investimentos em curso na região e provavelmente as prais às quais se tem acesso hoje com um pouquinho de energia, em pouco tempo estarão englobadas por resorts e todo tipo de mordomia, mas também serão passeios mais caros e se perderá o charme rústico do lugar.

Valem à pena os passeios das Quatro Praias, de Jeribucaçu, o rafting em Tamboquinhas e o arvorismo depois da praia do Resende. Também vale uma noite na barraca Corais, na praia da Costa e uma passada na Cabana Ariramba, restaurante nesta mesma praia que é demais: comida excelente, bebidas exóticas, tratamento baiano, e todo o cuidado que o desenvolvimento sustentável merece: no menu lêem-se a visão e a missão do Ariramba e os 7 (ou serão mais?) cuidados que tomam para prosperar e preservar, desde a reciclagem do óleo de cozinha à compra de peixes e mariscos apenas se estes forem pescados conforme a regulamentação, na época correta e no tamanho propício. Bacana!

Em tempo: se for passeio com guia, o que é altamente recomendável, procure guias nativos. Além do humor e da alegria com que fazem os passeios, conhecem melhor a região, suas peculiaridades, as curiosidades de cada trilha. Além disso fazem passeios com grupos menores, chamam atenção para as riquezas locais e de quebra, ainda descolam água fresca em qualquer lugar. Pois, pasmem amigos que já tiveram preguiça de buscar água na geladeira algum dia, eles sobem no coqueiro, tiram o coco e o abrem com as mãos (às vezes usam uma ajudinha, ora do tronco do coqueiro ora dos dentes, é verdade). E com um sorriso grande no rosto e pés descalsos distribuem a água e a polpa para todos os turistas engraçados que certamente fazem propaganda de sua habilidade em fazer trilhas e dizem adorar o contato com a natureza, mas que sem papetes param sobre a grama pra descançar os pés, enquanto observam esse show à parte dos guias nativos. Sugiro a quem for a Itacaré procurar o Ed e o Adriano, da Pura Vida. Aos domingos eles andam pelas ruas principais (Pedro Longo e Pituba) vendendo seus pacotes.

Duas cenas que me tocaram, na verdade uma me enfureceu: a primeira, garotos que aos 8 anos já estão acompanahndo os turistas, oferencedo bebida gelada na trilha, que carregam em isopores maiores que si. Os meninos já são exímios vendedores e já têm oscorpos malhadinhos com essa idade...a segunda, os turistas enjoaos do resort, que dão piti porque nativos estão numa van na qual sequer vão entrar e às quais quem não é hóspede, segundo eles mesmos, não têm direito. O que será que essa gente vai fazer na terra dos outros? Como tem gente infeliz nesse mundo...

Ainda bem que não é o meu caso, que começo 2009 feliz da vida!