quinta-feira, outubro 02, 2008

Marketing de Relacionamento*

1. Ilustração da máxima: ganha por preço, perde por preço; ganha por serviço, perde por serviço; e assim por diante.

Todos os dias ele lhe dava boa noite. Era assim desde sua primeira noite juntos. Isto a encantava. Era como um afago.
Não importava onde estivessem. E ela esperava todos os dias antes de dormir o beijo, o telefonema, a mensagem, o bilhete no travesseiro...
Um dia ele deixou de dizer, mas a abraçou.
Com o tempo, deixou de abraçá-la, mas a cobria quando estava por perto.
Com o passar dos anos, já não sabiam que horas o outro adormecia.
Certa noite, ele a descobriu abraçada com outra pessoa, que lhe dava boa noite há alguns meses então.


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2. Refutação da máxima: faça aos outros o que gostaria que fizessem com você

Todo mundo já ouviu esse ditado e todo mundo da área de marketing já sabe que o preconceito e o julgamento dos outros com base em seu próprio comportamento não funciona!
Pensa-se: imagina que farei um infomercial de 15 minutos! Estamos na época da velocidade! Tudo acontece em um click...
Mas ai, vem uma pesquisa, faz-se um teste e...o formato de 15 minutos vende mais.

É assim no casamento também.
Exemplo perfeito? Os presentes.
Dê a alguém romântico um presente maravilhosamente útil como um eletrodoméstico que substitui aquele que se quebrou, só porque você adoraria ganhar isso, para ver... serão dois meios sorrisos de desapontamento e talvez um “amo você”.
Do outro lado da moeda, dê a um utilitarista uma linda e perfumada carta com 5 milhões de declarações de amor só porque é a coisa mais linda que você pode imaginar fazer para alguém...neste caso, são mais dois meios sorrisos e uma pessoa inconsolável.

A vantagem do mercado em relação ao casamento é que no primeiro, o teste aumenta a chance de sucesso e diminui as perdas.


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3. Aplicação da teoria da Pirâmide de Maslow aos amores

Ele está lá na base, concentrando-se em prover os recursos necessários e suficientes para o hoje e o amanhã, com uma margem de segurança porque não se pode prever o futuro. Incompreensivelmente organizado.
Ela está lá no topo, alimentando-se de arte, de sonho, de possibilidade. Incompreensivelmente despreocupada.
Todos os dias eles precisam se esforçar para enxergar o outro extremo e entender o que se passa por lá.



*leia-se também casamento.