quinta-feira, março 26, 2009

Engessada*


*Escrito para "Contos da Cultura".

Mariana ia pela calçada com a cabeça nas nuvens, quando um paralelepípedo girou e a levou ao chão. Por sorte já não a podiam ver da Livraria Cultura, que acabara de visitar.
Ela ruborizou e se levantou rapidamente, com ar de espero que ninguém tenha notado. Aliviou-se quando percebeu que os transeuntes estavam muito ocupados com seus próprios umbigos para dar gargalhada de tombo alheio.
Então riu sozinha, e ao mesmo tempo quis chamar atenção, pedir carinho. Mas era forte. E estava muito perto de sua casa. Seu caderno ganhou orelhas novas e uma cicatriz na capa. Nada de mais.
Seu antebraço, por sua vez, a levou ao hospital três horas mais tarde, pois a dor não passava e ele ia se transformando numa coxa roliça. Foi até o hospital mais próximo, acompanhada de sua irmã. Lá, com um grito, colocou o braço no lugar. Ou coisa parecida.
Teve que imobilizá-lo: era a primeira vez que ia colocar gesso!

Anestesiada, pôs-se a imaginar. Como seria divertido deixar as amigas rubricarem seu braço! Quantos recadinhos “te adoro” receberia. Como ficaria tímida quando o gatinho pedisse pra escrever... Como seria legal ter ajuda pra para comer, para arrumar a cama e para tantas outras coisas. Mas...para dirigir? Para se lavar? Quem iria ajudá-la? Seria ridículo chegar ao fórum com aquele adorno inflexível! Ele não ia bem com seus taillers de bom caimento e sapatos de salto fino. Enquanto enrolavam aquela pasta fria em seu antebraço, Mariana se deu conta de que não tinha mais 11 anos, e sim 43. Nada contra os quarenta, mas lhe parecia que certas coisas têm hora pra acontecer na vida e que não combinam nada com outras idades. Achou injusto não ter quebrado o braço aos 11 anos quando isto a tornaria popular! Aos 43, quis abrir um processo. Contra sua idade e as convenções primeiro. Depois contra o responsável pela calçada frouxa. Como advogada só isto a divertiria naquela primeira experiência, além de se contorcer para coçar o cotovelo engessado: transformá-lo em uma indenização.