segunda-feira, janeiro 23, 2006

Baú


Zero está contido em Dez

Tudo e nada se completam, ao contrário do que dizem por aí, os opostos coexistem, não se excluem. Assim como o preto está no branco, o nada está em tudo.
Matematicamente, é como dizer que 0 É 10. Dado que nosso sistema numérico é decimal, temos 0 como sendo nada e 10 como sendo tudo.
Decompondo, 10 = { 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9}. Ora, nossos dez algarismos são estes! Eles são dez, e dentre eles está o zero. Assim acontece, também, com tudo e nada. Tudo só pode ser tudo se incluir o nada. Do contrário seria tudo menos nada, que é diferente de tudo! Não está claro?
Assim também podemos decompor o branco. Se se apagam, uma a uma, as cores que compõem o branco – que não é outra coisa senão a soma de todas as cores - ao final restará o preto, ou o nada – a ausência de cor! Simples assim.
O que me intriga nisso tudo é não poder apagar o nada, ou o preto, antes das outras cores!
Enfim, sem muita divagação, dizer que 0 É 10 não é grande novidade. Os matemáticos sabem disso há tempos. As aplicações é que podem surpreender. Creio que somente as intuem no dia a dia as mulheres.
Experimente qualquer dia perguntar a uma mulher de cara amarrada "o que foi?". Ela naturalmente responderá "nada!". - Este diálogo se passa todos os dias em algum lugar. Acontece que as mulheres sempre ficam descontentes com o fim da conversa, porque ficam aguardando, por certo, a outra pergunta (que por ignorância nunca vem): "e o que mais?".

2 Comments:

At 4:28 PM, Blogger Gabi said...

"matematicamente é como dizer que 0 está contido em dez", e não É. Esse troço não reconhece o símbolo de "está contido"!

 
At 9:07 PM, Anonymous Anônimo said...

Halleluya! Eu esperava há anos o complemento à resposta feminina "não é nada..." =)
Beijos!

 

Postar um comentário

<< Home